SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue2On the Definition of Torture: The Necessity and Difficulty of Conceptualizing the Unlimited Production of SufferingBRAZILIAN POLITICAL SCIENCE IN THE NEW FISCAL REGIME: TOWARDS A RESEARCH AGENDA ON DEMOCRACY AND AUSTERITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Dados

Print version ISSN 0011-5258On-line version ISSN 1678-4588

Abstract

FERREIRA, Carlos Enrique Ruiz. Investigações Sobre o Cosmopolitismo Kantiano: Evolução da Espécie, Soberania e Hospitalidade. Dados [online]. 2020, vol.63, n.2, e20180200.  Epub June 03, 2020. ISSN 1678-4588.  https://doi.org/10.1590/001152582020205.

O artigo investiga o cosmopolitismo kantiano a partir das obras do filósofo e de seus principais comentadores. O artigo elege e destaca três temas centrais e específicos: a evolução da espécie humana, o dilema entre a soberania e o cosmopolitismo e a questão da hospitalidade. Ao iluminar estes temas objetiva suprir uma lacuna da literatura especializada das relações internacionais (em sua interface com a filosofia) na discussão conceitual do cosmopolitismo do filósofo de Könisberg. Sobre a evolução da espécie humana, destaca-se a compreensão do filósofo a partir da “insociável sociabilidade”, mecanismo da Natureza que providencia a base elementar para o surgimento do cosmopolitismo e da Paz Perpétua. Sobre o dilema entre a soberania e o cosmopolitismo, cumprirá analisar se existe ou não uma proposta, ou ponderação, por parte do filósofo, que transcende o paradigma da soberania clássica. Por fim, ganha particular relevância a discussão sobre a hospitalidade, que será tratada não apenas em seu aspecto jurídico mas a partir de uma interpretação ética.

Keywords : Immanuel Kant; cosmopolitismo; hospitalidade; soberania; relações internacionais.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English     · English ( pdf )