SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.63 issue2Ontological Status of the Discourse Theory (TD) in Laclau and Mouffe: Dialogs, Perspectives and Basic Concepts author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Dados

Print version ISSN 0011-5258On-line version ISSN 1678-4588

Abstract

MARTINOVICH, Viviana. Indicadores de Citação e Relevância Científica: Genealogia de uma Representação. Dados [online]. 2020, vol.63, n.2, e20190094.  Epub July 24, 2020. ISSN 1678-4588.  https://doi.org/10.1590/001152582020218.

Este artigo analisa a associação entre indicadores de citação e relevância científica, como representação social sustentada em pressupostos formulados e consolidados durante a segunda metade do século XX. Esta associação, sendo abordada na América Latina como um problema recente, acaba perdendo a carga dos processos que historicamente configuraram essa construção. A partir de certos conceitos de Bourdieu, Even-Zohar e Moscovici, este artigo se propõe a indagar sobre quais foram os processos políticos e econômicos que historicamente tributaram na conformação dessa representação e quais aspectos estão presentes nos indicadores de citação utilizados na atualidade. Reivindicar os indicadores de citação como forma de avaliar o aporte ao conhecimento científico gera uma distorção do sistema de valores que relega os ecossistemas conceituais, os temas inovadores ou pouco trabalhados, e estimula a publicar dentro de áreas que já estão altamente povoadas, para assegurar a citação.

Keywords : revistas científicas; avaliação da produção científica; métricas de citação.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )