SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número69Fora do que se acredita existir: a Terra em perspectiva multidimensionalA planta redescoberta: um relato do encontro da ayahuasca com o povo Yudjá índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista do Instituto de Estudos Brasileiros

versão impressa ISSN 0020-3874versão On-line ISSN 2316-901X

Resumo

CADENA, Marisol de la. Natureza incomum: histórias do antropo-cego. Rev. Inst. Estud. Bras. [online]. 2018, n.69, pp.95-117. ISSN 2316-901X.  https://doi.org/10.11606/issn.2316-901x.v0i69p95-117.

O aumento do consumo de minerais e energia levou a uma destruição sem precedentes do que conhecemos como natureza e dos recursos a ela associados, geralmente localizados em territórios habitados por grupos indígenas que reagem politicamente a essa destruição, somando forças com movimentos que protestam contra a devastação do meio ambiente. Conceituando uma política radicalmente diferente como “natureza incomum”, a autora apresenta o que chama de “antropo-cego”: um processo de criação de mundo por meio do qual mundos heterogêneos que não se fazem com uma divisão entre humanos e não humanos são obrigados a operar com essa distinção, ao mesmo tempo que a excedem.

Palavras-chave : Antropoceno; antropo-cego; comum; humanos; não humanos..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )