SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número69Entrevivendo em suspensãoMacacos também choram, ou esboço para um conceito ameríndio de espécie índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista do Instituto de Estudos Brasileiros

versão impressa ISSN 0020-3874versão On-line ISSN 2316-901X

Resumo

SUSSEKIND, Felipe. Sobre a vida multiespécie. Rev. Inst. Estud. Bras. [online]. 2018, n.69, pp.159-178. ISSN 2316-901X.  https://doi.org/10.11606/issn.2316-901x.v0i69p159-178.

O artigo a seguir apresenta uma discussão sobre a ideia de uma vida multiespécie, através de dois passos. O primeiro deles se refere a um questionamento do dispositivo antropocêntrico que opera no pensamento antropológico, discutindo seu processo recorrente de delimitação da vida humana como uma vida qualificada, política, em detrimento da vida animal como desqualificada, mecânica. O segundo passo indica elementos constitutivos de um pensamento ecológico que não se subordina ao tipo de reducionismo presente na oposição clássica entre cultura e natureza. A partir desses dois passos, o termo multiespécie é discutido em função do diagnóstico do esgotamento do aparato conceitual fundado no exclusivismo do humano e na ideia da natureza como um pano de fundo para as ações humanas.

Palavras-chave : Multiespécie; vida; animal; ecologia..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )