SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número69Macacos também choram, ou esboço para um conceito ameríndio de espécieNeurobiologia das plantas: uma perspectiva interespecífica sobre o debate índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista do Instituto de Estudos Brasileiros

versão impressa ISSN 0020-3874versão On-line ISSN 2316-901X

Resumo

CATAO, Brisa  e  BARBOSA, Gabriel Coutinho. Botos bons, peixes e pescadores: sobre a pesca conjunta em Laguna (Santa Catarina, Brasil). Rev. Inst. Estud. Bras. [online]. 2018, n.69, pp.205-225. ISSN 2316-901X.  https://doi.org/10.11606/issn.2316-901x.v0i69p205-225.

Em Laguna (Santa Catarina, Brasil), pescadores artesanais e golfinhos-nariz-de-garrafa desenvolvem formas peculiares de pescar juntos. “Botas boas” e “botos bons” (como são conhecidos os animais que participam da pesca) conduzem cardumes de tainhas em direção aos pescadores, sinalizam a localização dos peixes e o momento certo de lançar as tarrafas. Este artigo apresenta uma descrição geral dessa pesca, abordando as relações entre botos, pescadores e peixes, os conhecimentos dos pescadores sobre os golfinhos, a comunicação entre eles, bem como a coaprendizagem e o desenvolvimento interespecífico de habilidades entre botos e pescadores.

Palavras-chave : Pesca; golfinhos; comunicação; coaprendizagem; habilidades..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )