SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número69Por uma antropologia do entre: reflexões sobre um novo e urgente descentramento do humanoO dia em que virei índio - a identificação ontológica com o outro como metamorfose descolonizadora índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista do Instituto de Estudos Brasileiros

versão impressa ISSN 0020-3874versão On-line ISSN 2316-901X

Resumo

CESARINO, Pedro de Niemeyer. Virtualidade e equivocidade do ser nos xamanismos ameríndios. Rev. Inst. Estud. Bras. [online]. 2018, n.69, pp.267-288. ISSN 2316-901X.  https://doi.org/10.11606/issn.2316-901x.v0i69p267-288.

O presente artigo pretende explorar alguns aspectos dos problemas da tradução e da variação ontológica nos estudos dos xamanismos ameríndios, em especial no que se refere à maneira pela qual têm sido pensadas as conexões e limites do humano pela escrita etnográfica. Para tanto, o artigo revisa alguns dos pressupostos relacionados ao uso da noção de ontologia na teoria antropológica, tendo em vista discutir os dilemas relacionados à tradução das cópulas predicativas e suas consequências para a compreensão dos regimes xamanísticos de conhecimento, assentado em configurações virtuais.

Palavras-chave : Virtualidade; equívoco; ontologia; tradução; xamanismo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )