SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número69O feitiço e a feitiçaria capitalistaO papel do exotismo na arte contemporânea internacional na era da globalização - um estudo empírico das revistas internacionais de arte de 1971 a 2010 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista do Instituto de Estudos Brasileiros

versão impressa ISSN 0020-3874versão On-line ISSN 2316-901X

Resumo

SZTUTMAN, Renato. Reativar a feitiçaria e outras receitas de resistência - pensando com Isabelle Stengers. Rev. Inst. Estud. Bras. [online]. 2018, n.69, pp.338-360. ISSN 2316-901X.  https://doi.org/10.11606/issn.2316-901x.v0i69p338-360.

Este ensaio busca explorar os sentidos de reclaim - cuja tradução oscilará entre “reativação” e “retomada” - do modo como figura em textos de envergadura mais política da filósofa da ciência Isabelle Stengers. Num diálogo constante com a escritora e ativista neopagã Starhawk, Stengers discute as possibilidades de reativar ou retomar certas práticas marginalizadas e desqualificadas pelo mundo moderno-capitalista - como a magia e a feitiçaria - vendo aí modalidades de resistência política e possibilidades de recuperação de um “comum”. O foco será lançado em dois livros de Stengers - La sorcellerie capitaliste (com Philippe Pignarre) e Au temps des catastrophes - nos quais são tematizadas receitas de resistência, que exigem práticas de “desenfeitiçamento”, bem como um alinhamento com Gaia.

Palavras-chave : Isabelle Stengers; reclaim; resistência; ciência e magia; feitiçaria do capitalismo; intrusão de Gaia..

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )