SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 issue1Primitive neuroectodermal tumor of the kidney in childrenAnhidrotic ectodermal dysplasia syndrome in the neonatal period - case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

BONONI, Fabiana; IAZZETTI, Antônio Vladir  and  SILVA, Nasjla Saba da. Actinomicose cervicofacial na infância - apresentação de um caso clínico e revisão da literatura. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2001, vol.77, n.1, pp. 52-54. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.112.

Objetivo: Enfatizar aspectos importantes para o diagnóstico e manejo clínico de pacientes com actinomicose cervicofacial na infância. Casuística e método: O presente estudo é um relato de caso de actinomicose na forma cervicofacial, acompanhando de revisão da literatura dos últimos anos através dos bancos de dados Lilacs e Medline. Resultados: Paciente do sexo masculino acompanhado na enfermaria de moléstias infecciosas pediátricas por actinomicose cervicofacial. O diagnóstico foi realizado através de biópsia de nódulo cervical e isolamento da bactéria. O antibiótico utilizado foi a penicilina específica para o actimomices, por 14 dias. Alta após diminuição do nódulo, com orientação de amoxicilina por mínimo de 6 meses e acompanhamento ambulatorial. Conclusão: O diagnóstico precoce da actinomicose resulta em tratamento adequado e imediato, evitando-se o acometimento de áreas nobres em SNC, face e pescoço.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese