SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 issue2Home ventilation of pediatric patients: description of a programOverweight and obesity prevalence in children and adolescents from a private school in Recife author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

MEYER, Ricardo. Associação entre refluxo gastroesofágico e quedas da saturação transcutânea de oxigênio da hemoglobina em lactentes com doença ventilatória obstrutiva crônica. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2001, vol.77, n.2, pp. 89-95. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572001000200007.

OBJETIVO: verificar a existência de associação entre quedas do pH esofágico e dessaturação em crianças que apresentavam sintomas respiratórios obstrutivos crônicos. MÉTODO: estudo transversal em crianças internadas na enfermaria de pneumologia pediátrica do Hospital da Criança Santo Antônio de até 24 meses de idade em investigação para sintomas respiratórios obstrutivos crônicos submetidos à pHmetria esofágica associada à saturação transcutânea de oxigênio durante o período noturno. Estudo realizado entre 1997 e 1999. Neste período os pacientes foram submetidos ao estudo de acordo com a necessidade de internação e disponibilidade do equipamento. Os índices utilizados para medir essa associação foram o IR, número total de episódios, número de episódios com mais de 5 minutos, índice de Euler, índice ZMD, pH médio das 24 horas e pH médio das dessaturações. RESULTADOS: 44 crianças realizaram o estudo, a média de idade foi de 7,5 meses, 20% apresentaram dessaturação abaixo de 93% durante o exame. A ocorrência de dessaturação foi comparada através do teste "t" com os parâmetros da pHmetria, havendo significância com o IR, número de episódios com mais de 5 minutos, índice ZMD, pH médio das 24 horas em PPI e PPT e pH médio nas dessaturações em PPI e PPT. A análise bivariada com possíveis fatores de confusão e IR demonstrou um RP = 6,61 (IC95% 1,67 - 26,12) para IR maior do que 4%. CONCLUSÃO: a monitorização da saturação transcutânea de Oxigênio associada à pHmetria pode ser útil para estabelecer uma associação entre RGE e problemas respiratórios naqueles pacientes que apresentam sibilância crônica ou recorrente.

Keywords : refluxo gastroesofágico; obstrução das vias respiratórias; monitorização transcutânea dos gases sangüíneos; concentração de íons de hidrogênio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese