SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 issue2Celiac disease: clinical characteristics and methods used in the diagnosis of patients registered at the Brazilian Celiac AssociationExogenous surfactant treatment for severe acute viral bronchiolitis: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

SOUZA, Reynaldo J.S.P. de  and  TONE, Luiz G.. Tratamento clínico do linfangioma com alfa-2a-interferon. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2001, vol.77, n.2, pp. 139-142. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572001000200015.

OBJETIVO: descrever os resultados obtidos com o uso do alfa-2a-interferon no tratamento de pacientes pediátricos com linfangiomas irressecáveis ou refratários a outros tratamentos. MÉTODO: após revisão da literatura sobre a patogenia e os tratamentos disponíveis para os linfangiomas, utilizamos o alfa-2a-interferon na dosagem de 3 milhões de unidades/m2/dia, via subcutânea, para tratamento de pacientes que apresentavam lesões irressecáveis. Para avaliar o grau de resposta e os efeitos colaterais foram realizadas avaliações clínicas e laboratoriais periódicas. RESULTADOS: observamos que os 6 pacientes com linfangiomas irressecáveis que utilizaram alfa-2a-interferon obtiveram uma resposta clínica satisfatória associada a efeitos colaterais mínimos. Cinco destes evoluíram com regressão parcial de suas lesões e 1 com estabilização da doença. CONCLUSÃO: concluímos que o alfa-2a-interferon constitui uma das armas disponíveis para o tratamento dos linfangiomas inoperáveis na infância.

Keywords : linfangioma; higroma cístico; interferon.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese