SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 issue3Maternal-infantile indicators in adolescence and youth: socio-demographic, prenatal, delivery and newborns author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

MAKSOUD-FILHO, João Gilberto et al. Circulação extracorpórea por membrana (ECMO) em recém-nascido com insuficiência respiratória por síndrome de aspiração meconial: efeitos da administração de surfactante exógeno. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2001, vol.77, n.3, pp. 243-248. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572001000300016.

OBJETIVO: apresentar a evolução clínica de recém-nascido portador de insuficiência respiratória grave neonatal secundária à Sindrome de Aspiração Meconial tratado por Circulação Extracorpórea por Membrana, ou, conforme o termo consagrado em língua inglesa, ECMO (Extracorporeal Membrane Oxygenation), o efeito do uso de surfactante exógeno neste caso e os custos do procedimento. MÉTODOS: Descrição de um caso de Síndrome de Aspiração Meconial, tratado na UCINE (Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais) do Instituto da Criança Prof. Pedro de Alcantara, Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. RESULTADOS: O suporte extracorpóreo teve a duração de 5 dias, sem complicações clínicas ou mecânicas. Surfactante exógeno de origem porcina foi administrado no 4o dia, após o quê observamos uma melhora significativa na complacência pulmonar. O recém-nascido pôde então ser rapidamente decanulado. Os custos do tratamento foram compatíveis com a realidade nacional em relação a um recém-nascido criticamente enfermo. CONCLUSÕES: a ECMO é indicada em casos de insuficiência respiratória neonatal que não respondam a outros tratamentos existentes. Deve ser disponível em Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) neonatais de hospitais terciários e ser empregada conforme critérios bem estabelecidos. A utilização de surfactante exógeno aparentemente antecipou a retirada da ECMO e, portanto, deve ser considerada em casos semelhantes. Os custos do tratamento justificam a organização de Equipes de ECMO nessas UTIs.

Keywords : aspiração de mecônio; insuficiência respiratória; recém-nascido; surfactantes pulmonares; circulação extracorpórea.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese