SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 issue4Randomized clinical trial of intravenous magnesium sulfate versus salbutamol in the early management of severe acute asthma in childrenRisk factors for neonatal death in Recife: a case-control study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

MOTTA, Maria Eugênia F.A.  and  SILVA, Gisélia A.P. da. Desnutrição e obesidade em crianças: delineamento do perfil de uma comunidade de baixa renda. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2001, vol.77, n.4, pp. 288-293. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572001000400010.

OBJETIVOS: fazer o diagnóstico nutricional através da avaliação antropométrica de crianças residentes em uma comunidade de baixa renda, detectando os estados extremos: nutrição insuficiente (peso baixo para a idade, peso baixo para a estatura e retardo de crescimento linear) e excessiva (sobrepeso e obesidade). MÉTODOS: foi realizado um estudo descritivo transversal. A partir de um censo, identificaram-se as crianças menores de 11 anos residentes em uma comunidade de baixa renda, das quais foram aferidos o peso e a estatura (ou comprimento). Utilizou-se a curva de referência do National Center for Health Statistics. Os pontos de corte adotados foram: < -2 escore z para peso baixo para a idade (indicador peso/idade), peso baixo para a estatura e retardo de crescimento linear (indicador estatura/idade); +1 a +2 escore z e > +2 escore z para sobrepeso e obesidade, respectivamente, ambos de acordo com o indicador peso/estatura. RESULTADOS: as prevalências encontradas foram 3,8% de peso baixo para a idade e 24% de risco para peso baixo para a idade; 1,2% de peso baixo para a estatura e 21,6% de risco para peso baixo para a estatura; 5% de retardo de crescimento linear e 14,3% de risco para retardo de crescimento linear; 10,1% de sobrepeso e 4,6% de obesidade. CONCLUSÕES: os principais desvios nutricionais foram detectados nas crianças daquela comunidade, ressaltando-se a ocorrência concomitante de desnutrição crônica e obesidade, em percentuais semelhantes.

Keywords : nutrição na infância; desnutrição; prevalência; indicador; peso baixo para idade; retardo de crescimento linear; sobrepeso; obesidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese