SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 issue4IgG antibody response against Plasmodium vivax in children exposed to malaria before and after specific treatmentHealth care of very low birth weight infants in Montevideo, Uruguay: a comparison between public and private sectors author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

BARBOSA, Irnak M.; FERRANTE, Saulo M.R.  and  MANDARIM-DE-LACERDA, Carlos A.. Papel da óxido nítrico sintase na etiopatogenia da estenose hipertrófica do piloro na infância. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2001, vol.77, n.4, pp. 307-312. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572001000400013.

OBJETIVOS: reproduzir, experimentalmente, em ratos, por meio do inibidor da enzima óxido nítrico sintase (ONS - L-NAME), os achados histopatológicos correspondentes a estenose hipertrófica do piloro da infância (EHPI). MÉTODOS: para reproduzir o modelo de inibição de ONS na produção de EHPI, administrou-se L-NAME em ratas grávidas, a partir do 14º dia gestacional (grupo L-NAME), comparando-se com uma gestação de controle. Após o nascimento, todos os ratos do grupo L-NAME foram mantidos sob inibição da ONS até o 42º dia de vida, quando foram sacrificados. Os filhotes da gestação de controle, em que nenhuma droga foi administrada, foram também sacrificados com 42 dias de vida. Os animais e as vísceras foram analisados e pesados. A região pilórica foi preparada tecnicamente e observada em microscopia de luz. RESULTADOS: em comparação com os animais de controle, os L-NAME tiveram peso corporal e intestinal menor e peso gástrico maior. Nos animais L-NAME a microscopia de luz evidenciou hipertrofia da camada circular do músculo liso do piloro. CONCLUSÃO: este trabalho reproduziu um modelo experimental de estudo da estenose hipertrófica do piloro e comprovou, neste modelo, a associação da ausência da ON sintase na musculatura do piloro.

Keywords : estenose pilórica; óxidos de nitrogênio; L-NAME.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese