SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 issue4Health care of very low birth weight infants in Montevideo, Uruguay: a comparison between public and private sectorsColor vision in school-age children: evalution a new test author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

CASTRO, Flávia A.A. de; FERNANDES, Maria I.M.; MONTENEGRO JUNIOR, Renan M.  and  FOSS, Milton C.. Estudo da freqüência de diabetes mellitus e intolerância à glicose em pacientes com fibrose cística. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2001, vol.77, n.4, pp. 321-326. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572001000400015.

OBJETIVO: avaliar a freqüência de diabetes mellitus (DM) e de intolerância à glicose nos pacientes com fibrose cística seguidos no Serviço de Gastropediatria do HC-FMRP-USP. MÉTODOS: foi realizado estudo analítico transversal de um grupo de 25 pacientes mucoviscidóticos do HC-FMRP-USP. Foram realizados testes orais de tolerância à glicose (OGTT) com determinação concomitante da glicemia e da insulinemia. Foram obtidas áreas sob as curvas da glicemia (G) e da insulinemia (I) e calculada a relação I/G, correlacionando-as com o tempo de doença clinicamente manifesta e função exócrina pancreática. RESULTADOS: cinco pacientes apresentaram alterações: um é diabético e quatro são intolerantes à glicose e/ou hiperinsulinêmicos. Há correlação direta entre a área sob a curva de insulinemia e o tempo de mucoviscidose. Verificou-se também relação inversa estatisticamente significativa entre a área sob a curva de insulinemia e o índice I/G com o número de cápsulas de enzima/kg/dia. CONCLUSÕES: a freqüência de alterações na homeostase glicêmica nos mucoviscidóticos estudados é maior que na população em geral (20% da amostra total e 33% do grupo de pacientes com glicemia e insulinemia no OGTT). Assim, é importante a realização sistemática de testes de tolerância à glicose em mucoviscidóticos, visando à detecção precoce de anormalidades metabólicas para adequado tratamento.

Keywords : diabetes mellitus; mucoviscidose; fibrose cística; intolerância à glicose.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese