SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 issue4Glucose-6-phosphate dehydrogenase deficiency with recurrent infections: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

ESPERON, Paulo S.M.. Coma hiponatrêmico como manifestação de doença de Addison. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2001, vol.77, n.4, pp. 337-340. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572001000400018.

OBJETIVO: alertar sobre a importância de distúrbio hidroeletrolítico grave devido a doença crônica não previamente diagnosticada. MÉTODO: relato de um caso de coma hiponatrêmico devido a crise adrenal em criança portadora de doença de Addison não diagnosticada previamente, apesar de história clínica sugestiva desta doença há cerca de quatro anos. RESULTADO: Após atendimento inicial à emergência, com correção da hiponatremia grave com hipovolemia discreta, hipernatriúria e hiperpotassemia, o diagnóstico diferencial deste distúrbio hidroeletrolítico revelou tratar-se de uma crise adrenal secundária a uma insuficiência adrenal primária crônica. O tratamento com hidrocortisona oral possibilitou alta hospitalar com correção total dos distúrbios metabólicos. CONCLUSÃO: é importante manter um alto grau de suspeita de doença de Addison para evitar as graves conseqüências de seu diagnóstico tardio, como distúrbios hidroeletrolíticos graves, além de atraso de crescimento e desenvolvimento.

Keywords : doença de Addison; hiponatremia; coma hiponatrêmico; crise adrenal; insuficiência adrenal.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese