SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 issue5Short-term effects of prone positioning on the oxygenation of pediatric patients submitted to mechanical ventilation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

CASTRO JR, Cláudio Galvão de; GREGIANIN, Lauro José  and  BRUNETTO, Algemir Lunardi. Transplante de medula óssea e transplante de sangue de cordão umbilical em pediatria. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2001, vol.77, n.5, pp. 345-360. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572001000500004.

OBJETIVO: descrever as indicações, tipos, principais etapas e complicações do transplante de medula óssea, na forma de uma revisão, com a finalidade de facilitar a compreensão do processo pelo pediatra. FONTES DE DADOS: revisão bibliográfica sobre o tema, utilizando-se como base de dados o Medline. SÍNTESE DOS DADOS: são abordados os tipos de transplante de medula óssea autogênico, singênico e alogênico com suas indicações clínicas, os procedimentos de seleção de doadores, de coleta e infusão das células que irão reconstituir os sistemas hematopoético e imunológico. Expõem-se as alternativas para condicionamento pré-transplante e as novas fontes de células, como o sangue de cordão umbilical, descrevendo-se os resultados e as principais complicações relacionadas ao procedimento, tais como infecções oportunistas, doença enxerto contra hospedeiro, complicações hepáticas, gastrintestinais, gênito-urinárias e cárdio-respiratórias. Aborda-se o risco de complicações tardias e seu impacto na qualidade de vida pós-transplante. CONCLUSÕES: o transplante de medula óssea não proporciona a todos os pacientes uma sobrevida absolutamente normal, mas é um progresso considerável no tratamento das doenças que há pouco tempo não apresentavam alternativas terapêuticas satisfatórias. Conhecendo as diversas etapas do procedimento e sua morbidade, o pediatra pode representar uma fonte de informações aos pacientes com indicação de transplante de medula óssea e seus familiares.

Keywords : transplante de medula óssea; câncer infantil; sangue de cordão umbilical.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese