SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 issue5Prevalence of prenatal exposure to cocaine in a sample of newborns from a university teaching hospitalDifferences between the nutritional status of children in public preschools and nutritional transition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

SANTOS, Jacqueline A. et al. Os recém-nascidos sentem dor quando submetidos à sondagem gástrica?. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2001, vol.77, n.5, pp. 374-380. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572001000500007.

OBJETIVOS: avaliar parâmetros fisiológicos e comportamentais para verificar se o recém-nascido sente dor durante a passagem da sonda gástrica. MÉTODOS: 50 recém-nascidos hígidos com idade gestacional superior a 33 semanas e com peso ao nascer superior a 1.999 g foram submetidos a sondagem gástrica e, após, randomizados por sorteio simples em dois grupos: Fricção/Punção e Punção/Fricção. Os recém-nascidos eram avaliados através da escala NIPS - Neonatal Infant Pain Scale- (0-7 pontos, dor >3) por dois observadores independentes em três momentos: um minuto antes, durante e um minuto após a sondagem gástrica, punção e fricção do pé com monitorização simultânea da freqüência cardíaca, da freqüência respiratória e da saturação de oxigênio da hemoglobina. RESULTADOS: a freqüência respiratória diminuiu somente durante a sondagem gástrica (P=0,004). A freqüência cardíaca diminuiu durante a sondagem gástrica (P=0,001), durante a punção no grupo Fricção/Punção (P=0,01) e durante a fricção no grupo Punção/Fricção (P=0,022). A saturação de oxigênio da hemoglobina não se alterou nos três procedimentos. Em relação aos resultados obtidos com a escala NIPS em ambos os grupos, os recém-nascidos sentiram dor durante a sondagem gástrica e a punção, e não na fricção (Friedman, P < 0,0001). CONCLUSÕES: durante o procedimento da sondagem gástrica, os recém-nascidos responderam como se esse fosse um estímulo doloroso. As alterações fisiológicas não se mostraram específicas nem sensíveis para avaliação de dor em recém-nascidos.

Keywords : sondagem gástrica; dor; recém-nascido.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese