SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 issue5Do newborn infants feel pain when submitted to gastric suctioning?Haemophilus influenzae type b meningitis in the state of Paraná, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

GUIMARAES, Lenir V.  and  BARROS, Marilisa B.A.. As diferenças de estado nutricional em pré-escolares de rede pública e a transição nutricional. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2001, vol.77, n.5, pp. 381-386. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572001000500008.

OBJETIVO: verificar a existência de diferenças de perfis nutricionais em pré-escolares de rede pública que justifiquem intervenções diferenciadas. MÉTODOS: trata-se de estudo seccional, realizado em 1.200 pré-escolares da rede pública de Cosmópolis, SP. Foram calculados escores de desvio-padrão para os índices altura/idade, peso/idade e peso/altura em relação aos da população do NCHS. Os índices foram analisados segundo sexo, idade, escola freqüentada e localização da escola nos setores urbanos do município. RESULTADOS: observou-se que as distribuições dos índices foram semelhantes às da população de referência. Os meninos apresentaram médias de escore z mais baixas que as meninas. Houve diferença significativa entre as médias de escore z em relação à escola freqüentada. Verificou-se prevalência maior de crianças com déficits moderados de altura e peso nas escolas fora do centro e maior prevalência de obesidade nas escolas do centro. Entretanto, mesmo nas escolas fora do centro, a prevalência de obesidade foi superior à de deficiência nutricional. CONCLUSÕES: conclui-se que também em município de pequeno porte e em segmento da população relativamente homogêneo, é possível verificar a existência de diferentes padrões nutricionais em subgrupos da população. As diferenças observadas nos perfis nutricionais, conforme a escola freqüentada e a localização da escola, apontam a necessidade de atenção e intervenções distintas.

Keywords : nutrição infantil; obesidade; avaliação nutricional; antropometria.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese