SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.77 issue6Risk factors, clinical and laboratory aspects of asthma in children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

CORREA, Joaquina M.M.  and  ZULIANI, Antonio. Imunidade relacionada à resposta alérgica no início da vida. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2001, vol.77, n.6, pp. 441-446. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572001000600005.

OBJETIVO: considerando-se que é na infância que as manifestações alérgicas mais comuns (asma, rinite, dermatite, alergia alimentar) ocorrem, porque é no início da vida que o sistema imune pode ser induzido à sensibilização ao invés de tolerância alergênica, analisamos as principais peculiaridades imunológicas do feto e da criança jovem, inerentes à sensibilização e resposta alérgica. MÉTODOS: os autores realizaram revisão literária detalhada concernente à resposta imune inespecífica (barreiras físico-químicas, células mielóides) e específica (linfócitos T e B, citocinas) do feto e de crianças mais jovens, enfatizando os estudos mais relevantes nos últimos quinze anos. RESULTADOS: vários compartimentos do sistema imune do feto e de crianças mais jovens são diferentes daqueles da criança maior e do adulto. Conseqüentemente, aspectos relativos ao desenvolvimento da imunidade inespecífica e específica, podem contribuir para a geração de atopia. CONCLUSÕES: a predisposição atópica determina-se no início da vida e parece originar-se, além dos fatores genéticos, por aqueles ocorridos no ambiente intra-uterino e fase inicial da infância, os quais influenciam o sistema imune à síntese elevada de IgE.

Keywords : hipersensibilidade; autoimunidade; imunidade celular; formação de anticorpos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese