SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 issue1Fiberoptic endoscopic swallowing disorders in chronic encephalopathyEssential primary Cutis verticis gyrata author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

SILVA, Carlos H.M. da et al. Deficiência auditiva neurossensorial associada à doença de Kawasaki. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2002, vol.78, n.1, pp. 71-74. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572002000100015.

Objetivo: a doença de Kawasaki (DK) é uma vasculite sistêmica idiopática, autolimitada, de pequenos e médios vasos. Foram descritos na literatura treze casos de deficiência auditiva neurossensorial, durante a evolução dessa doença. Descreve-se o caso de um lactente com doença de Kawasaki com evolução, durante a fase aguda, para deficiência auditiva neurossensorial. A descrição do caso justifica-se por ilustrar uma complicação grave da DK, pouco mencionada na literatura, que reforça a recomendação de cautela na avaliação global destes pacientes. Descrição: menino hígido de 1 ano e sete meses de idade apresentou-se com febre diária persistente, iniciada havia sete dias, associada à irritabilidade, conjuntivite bilateral não-exsudativa, eritema máculo-papular em tronco. Evoluiu com artrite em punhos, cotovelos, joelhos e tornozelos e edema e descamação de mãos e pés, que impossibilitava a deambulação. O diagnóstico de doença de Kawasaki foi estabelecido de acordo com os critérios da American Heart Association (AHA), e a criança foi tratada de forma convencional. Houve regressão das manifestações clínicas três dias após o início do tratamento. Contudo, um mês após o início dos sintomas, os familiares notaram resposta insatisfatória a estímulos sonoros. A avaliação da acuidade auditiva através do BERA (Brainstem Evoked Responses Audiometry - Audiometria de Potenciais Evocados de Tronco Cerebral) diagnosticou perda auditiva neurossensorial bilateral, grau severo a profundo. Comentários: é possível que o exame rotineiro de acuidade auditiva em crianças com doença de Kawasaki possa identificar precocemente a deficiência auditiva neurossensorial.

Keywords : vasculite; síndrome do linfonodo mucocutâneo; perda auditiva sensorioneural.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese