SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 issue2Behcet's disease in childhoodEvaluation of the understanding level of pediatric prescription author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

CARVALHO, Paulo R.A.; CUNHA, Renato D.  and  BARRETO, Sérgio S. Menna. Distribuição do fluxo sangüíneo pulmonar na bronquiolite viral aguda. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2002, vol.78, n.2, pp. 133-139. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572002000200012.

Objetivo: avaliar a distribuição da perfusão pulmonar em pacientes hospitalizados com bronquiolite aguda, por meio de cintilografia pulmonar perfusional quantitativa com 99mTc-MAA, estabelecendo associação com avaliações clínica e radiológica concomitantes. Pacientes e métodos: foi realizado um estudo de série de casos, prospectivo, comparativo, com enfoque diagnóstico, em amostra por conveniência de pacientes hospitalizados com bronquiolite aguda, baseada em critérios clínicos, idade entre 1 e 12 meses, como primeiro episódio de sibilância expiratória de início súbito, sugestivo de bronquiolite. Foram realizadas avaliações clínica, radiológica e da perfusão pulmonar nas primeiras 24 horas da admissão. Foi utilizado o teste t de Student, com o nível de significância de 0,05, na análise estatística.Resultados: nos 38 pacientes estudados, a distribuição do fluxo sangüíneo pulmonar regional foi maior na região superior do pulmão esquerdo em relação ao direito (p<0,001). Os gradientes de distribuição do fluxo pulmonar entre as regiões superior e média e superior e inferior foi maior no pulmão esquerdo (P<0,001), e entre as regiões média e inferior, foi maior no direito. O gradiente de distribuição do fluxo pulmonar no eixo ântero-posterior foi >1,0 em ambos os pulmões nas regiões superior e média; na região inferior, foi >1,0 apenas no pulmão direito (p=0,007). Não houve associação entre a distribuição do fluxo pulmonar com as avaliações clínica e radiológica. Conclusão: não se evidenciou distribuição de fluxo sangüíneo pulmonar com caraterística de expressar o padrão da relação ventilação-perfusão em lactentes jovens, hospitalizados com bronquiolite viral aguda. Ocorreu apenas uma tendência de redirecionamento da distribuição do fluxo sangüíneo para as regiões pulmonares superiores.

Keywords : fluxo sangüíneo regional; circulação pulmonar; perfusão; cintilografia; macroagregado de albumina com tecnécio; bronquiolite.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese