SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 issue2Behcet's disease in childhoodEvaluation of the understanding level of pediatric prescription author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

On-line version ISSN 1678-4782

Abstract

CARVALHO, Paulo R.A.; CUNHA, Renato D.  and  BARRETO, Sérgio S. Menna. Distribuição do fluxo sangüíneo pulmonar na bronquiolite viral aguda. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2002, vol.78, n.2, pp. 133-139. ISSN 1678-4782.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572002000200012.

Objetivo: avaliar a distribuição da perfusão pulmonar em pacientes hospitalizados com bronquiolite aguda, por meio de cintilografia pulmonar perfusional quantitativa com 99mTc-MAA, estabelecendo associação com avaliações clínica e radiológica concomitantes. Pacientes e métodos: foi realizado um estudo de série de casos, prospectivo, comparativo, com enfoque diagnóstico, em amostra por conveniência de pacientes hospitalizados com bronquiolite aguda, baseada em critérios clínicos, idade entre 1 e 12 meses, como primeiro episódio de sibilância expiratória de início súbito, sugestivo de bronquiolite. Foram realizadas avaliações clínica, radiológica e da perfusão pulmonar nas primeiras 24 horas da admissão. Foi utilizado o teste t de Student, com o nível de significância de 0,05, na análise estatística.Resultados: nos 38 pacientes estudados, a distribuição do fluxo sangüíneo pulmonar regional foi maior na região superior do pulmão esquerdo em relação ao direito (p<0,001). Os gradientes de distribuição do fluxo pulmonar entre as regiões superior e média e superior e inferior foi maior no pulmão esquerdo (P<0,001), e entre as regiões média e inferior, foi maior no direito. O gradiente de distribuição do fluxo pulmonar no eixo ântero-posterior foi >1,0 em ambos os pulmões nas regiões superior e média; na região inferior, foi >1,0 apenas no pulmão direito (p=0,007). Não houve associação entre a distribuição do fluxo pulmonar com as avaliações clínica e radiológica. Conclusão: não se evidenciou distribuição de fluxo sangüíneo pulmonar com caraterística de expressar o padrão da relação ventilação-perfusão em lactentes jovens, hospitalizados com bronquiolite viral aguda. Ocorreu apenas uma tendência de redirecionamento da distribuição do fluxo sangüíneo para as regiões pulmonares superiores.

Keywords : fluxo sangüíneo regional; circulação pulmonar; perfusão; cintilografia; macroagregado de albumina com tecnécio; bronquiolite.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License