SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 issue3Alternative test for detection of coliforms bacteria in manually expressed human milk author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

MAIA, Frederico F.R.  and  ARAUJO, Levimar R.. Uso da caneta injetora de insulina no tratamento do diabetes mellitus tipo 1. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2002, vol.78, n.3, pp. 189-192. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572002000300004.

Objetivo: avaliar a literatura médica quanto aos impactos do uso da caneta de insulina em relação à terapia convencional com seringas no tratamento do diabetes mellitus tipo 1 em crianças e adolescentes. Métodos: revisão da literatura nos últimos dez anos através de pesquisa no Medline, selecionando os artigos pertinentes ao objetivo do trabalho. Resultados: o uso da caneta injetora de insulina está cada vez mais disseminado em todo o mundo, trazendo maior conforto e comodidade para os pacientes. Está associado à melhora do controle metabólico, maior aceitação da doença, menor risco de crises hipoglicêmicas, maior segurança de dose, maior facilidade de uso e melhora da qualidade de vida dessa população. Conclusão: a evolução tecnológica proporciona o surgimento de novas formas de aplicação de insulina na busca de maior conforto e comodidade para os pacientes, permitindo controle adequado da glicemia e redução das complicações a curto prazo, como através do uso das canetas de insulina. Os efeitos dessa forma de aplicação de insulina sobre as complicações crônicas do diabetes ainda não estão bem estabelecidos.

Keywords : Diabetes mellitus tipo 1; administração de insulina; canetas injetoras de insulina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese