SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 issue3The use of CRIB score for predicting neonatal mortality riskIntercellular adhesion molecule-1 serum profile in cardiac postoperative period of infants undergoing cardiopulmonary bypass author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

ORNELAS, Sandra L.; XAVIER, César C.  and  COLOSIMO, Enrico A.. Crescimento de recém-nascidos pré-termo pequenos para a idade gestacional. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2002, vol.78, n.3, pp. 230-236. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572002000300012.

Objetivos: descrever o crescimento linear e sua velocidade, de recém-nascidos pré-termo, pequenos para a idade gestacional (RNPT PIG), em relação às variáveis peso, comprimento e perímetro cefálico, do nascimento até três meses de idade corrigida. Métodos: estudo prospectivo com 100 RNPT PIG de 28 a 36 semanas de idade gestacional ao nascer, classificados como pequenos quanto ao peso para a idade gestacional. Os dados antropométricos foram obtidos ao nascer, semanalmente até a 40a semana, e mensalmente até três meses de idade corrigida. Na construção das curvas de crescimento, os valores medianos foram ajustados por função polinomial do modelo de Count. Resultados: as curvas de crescimento dos RNPT PIG para as três variáveis estudadas estão bem abaixo daquelas dos recém-nascidos pré-termo adequados para a idade gestacional (RNPT AIG) até a 40a semana. No entanto, com 40 semanas, o crescimento do perímetro cefálico alcança o percentil 10 do NCHS e o percentil 25 aos três meses de idade corrigida. A curva de crescimento do peso alcança o percentil 10 em torno de um mês e meio para o sexo masculino e dois meses e meio para o sexo feminino, e a curva do comprimento alcança a do percentil 10 para o sexo masculino e se aproxima daquela para o sexo feminino aos três meses de idade corrigida. Conclusão: durante o período estudado, ocorreu uma tendência à recuperação do peso e do comprimento em relação aos RNPT AIG e aos RN a termo. O perímetro cefálico mostrou uma recuperação evidente e precoce.

Keywords : Crescimento; prematuro; pequeno para a idade gestacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese