SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 issue4Medical errors in hospitalized patientsClinical significance of coagulase-negative staphylococci isolated from neonates author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

OSORIO, Mônica M.. Fatores determinantes da anemia em crianças. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2002, vol.78, n.4, pp. 269-278. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572002000400005.

Objetivo: apresentar uma revisão sobre os principais fatores determinantes da anemia em crianças menores de cinco anos. Fontes dos dados: foram utilizadas as informações de artigos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais indexadas, livros técnicos e publicações de organizações internacionais. Síntese dos dados: a anemia constitui o problema nutricional de maior magnitude no mundo, sendo as crianças menores de cinco anos um dos grupos populacionais de maior risco. Como qualquer problema de saúde pública, sua origem é multicausal e, desta maneira, tenta-se nesse artigo interpretar a sua relação direta ou indireta com seus possíveis fatores determinantes, e os principais achados concordantes ou discordantes nos estudos epidemiológicos. Dentre esses fatores encontram-se as condições socioeconômicas, as condições de assistência à saúde da criança, seu estado nutricional, a presença de morbidades, o consumo alimentar e os fatores biológicos. Destacam-se o papel da dieta, no que diz respeito ao consumo e biodisponibilidade de ferro, e a idade da criança como os principais determinantes. Conclusões: tendo em vista a magnitude do problema e a abrangência de seus fatores de risco revisados neste trabalho, torna-se necessária a implementação de medidas urgentes de prevenção e tratamento da anemia ferropriva. É importante ressaltar que uma única estratégia poderá ter pouco sucesso se outras medidas não forem tomadas simultaneamente, sendo relevante o papel da educação alimentar, juntamente com outras ações implementadas. As crianças menores de dois anos e as que residem em áreas rurais e carentes devem ser priorizadas nos programas de combate à anemia.

Keywords : anemia; hemoglobina; fatores determinantes; criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese