SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 issue6Musculoskeletal manifestations as the onset of acute leukemias in childhoodEvolution of nutritional status in hospitalized children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

TURRINI, Ruth N.T.  and  SANTO, Augusto H.. Infecção hospitalar e causas múltiplas de morte. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2002, vol.78, n.6, pp. 485-490. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572002000600008.

Objetivo: este estudo se propôs a avaliar a possibilidade de se obter informações de infecção hospitalar por meio da declaração de óbito. Material e métodos: foi feita revisão de prontuários de crianças que faleceram com mais de 48 horas de internação num hospital pediátrico, para coleta de dados sobre as causas múltiplas de morte. Também foram revistas as declarações de óbito, para verificar sua qualidade de preenchimento. Os atestados de óbito foram refeitos segundo as informações do prontuário, utilizando-se a classificação suplementar de causas externas de lesões e envenenamentos da Classificação Internacional de Doenças - 9ª revisão, para codificar as infecções hospitalares e procedimentos associados. Resultados: após refazer os atestados, observou-se concordância da causa básica de morte entre atestados originais e refeitos de 69,9%, com índice de Kappa de 0,65. No atestado médico original, identificou-se somente uma infecção hospitalar, enquanto pelo atestado refeito recuperaram-se 88,9% de todas as infecções hospitalares, ocorridas nas crianças, até 15 dias antes do óbito. Conclusão: a qualidade de preenchimento dos atestados de óbito não permite utilizar as declarações de óbito como fonte de dados de infecção hospitalar, a não ser que haja capacitação dos profissionais médicos para identificar e registrar as infecções hospitalares no prontuário, bem como preencher os atestados adequadamente.

Keywords : infecção hospitalar; causa de morte; declaração de óbito; crianças.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese