SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 suppl.1Sleep disordersNeuromuscular disorders author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

MENEZES, Márcio A. Sotero de. Distúrbios paroxísticos não-epilépticos. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2002, vol.78, suppl.1, pp. S73-S88. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572002000700011.

Objetivo: este artigo tem como objetivo discutir um dos principais problemas com os quais um pediatra geral tem que lidar no campo da neurologia infantil, que são os distúrbios paroxísticos não-epilépticos. Estes episódios também são uma causa freqüente de consultas aos neuropediatras e de internação em unidades de monitorização por vídeo-eletrencefalograma. Fontes dos dados: revisão da literatura sobre o assunto na Medline. Vários compêndios de neurologia pediátrica também foram usados, por conterem informações importantes sobre o assunto. Síntese dos dados: muitas das entidades discutidas neste artigo são freqüentes na população pediátrica, como, por exemplo, a síncope, as crises de perda do choro, e os movimentos patológicos associados ao refluxo gastroesofágico. Outras entidades são mais raras, como as distonias paroxísticas e a distonia com flutuação diurna. Conclusões: o conhecimento básico das várias síndromes associadas com distúrbios paroxísticos não-epilépticos é extremamente importante para o pediatra geral, porque pode evitar exames desnecessários e o diagnóstico errôneo de epilepsia, expondo as crianças às medicações que não vão melhorar o quadro clínico, e que podem causar efeitos colaterais.

Keywords : epilepsia; convulsão; distúrbios paroxísticos não-epilépticos; síncope; distúrbios do movimento; tetania; hiperecplexia; vertigem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese