SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 suppl.2Etiological diagnosis of pneumonia: a critical viewControversies in the pharmacological management of acute asthma in children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

MOURA, José Augusto Rubim de; CAMARGOS, Paulo Augusto Moreira  and  BLIC, Jacques de. Tratamento profilático da asma. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2002, vol.78, suppl.2, pp. 141-150. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572002000800005.

Objetivos: rever os conceitos básicos, os princípios da terapia inalatória, as formas de apresentação da asma e seu tratamento, e as particularidades da assistência ao asmático nos países em via de desenvolvimento. Fontes dos dados: a revisão bibliográfica fundamentou-se em pesquisa direta e nas bases de dados Medline, HighWire e MD Consult. Síntese dos dados: a pesquisa científica fornece evidências amplamente consagradas sobre os planos de tratamento para a asma e, na atualidade, elege a corticoterapia inalatória como tratamento de primeira linha. Alternativamente, outras classes de medicamentos, tais como os beta-agonistas de ação duradoura e os antileucotrienos podem ser considerados. Conclusões: no nível individual, o tratamento da asma está satisfatoriamente equacionado; entretanto, percebe-se que o grande desafio colocado para os profissionais e autoridades de saúde, reside na disponibilização e no acesso das drogas que compõem estes planos terapêuticos pelas populações de baixa renda.

Keywords : asma; terapia inalatória; doenças respiratórias.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese