SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 suppl.2Vaccination and the respiratory tract: what should we know?Exogenous surfactant therapy: what is established and what still needs to be determined author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

COUTO SANT'ANNA, Clemax; MOURGUES, Leonardo Véjar; FERRERO, Fernando  and  BALANZAT, Ana Maria. Diagnóstico e terapêutica da tuberculose infantil: uma visão atualizada de um antigo problema. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2002, vol.78, suppl.2, pp. 205-214. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572002000800011.

Objetivos: a tuberculose continua sendo uma das doenças crônicas mais importantes da história da humanidade, sobretudo nas áreas mais carentes do mundo. Os países em desenvolvimento ainda enfrentam grandes problemas com esta endemia, a despeito dos programas de controle que se desenvolvem nessas regiões. O presente trabalho de revisão visa a atualizar os temas diagnóstico e o tratamento da tuberculose em três países do Cone Sul, aqui estudados: Brasil, Chile e Argentina. Fonte de dados: referências incluídas nos bancos de dados Medline e Lilacs, normas e consensos oficiais dos três países. Síntese dos dados: existem normas nacionais nos três países do Cone Sul, que são seguidas tradicionalmente, e se baseiam em documentos da Organização Mundial da Saúde e em consensos internacionais. Essa normalização é semelhante entre os países, permite a unificação de linguagem e favorece as medidas de controle. Do ponto de vista do Brasil, são apresentadas as novas normas de tuberculose do Ministério da Saúde, ainda inéditas. Conclusões: há diferenças regionais, como é o caso de regimes terapêuticos com três e quatro drogas, em conseqüência de adaptações feitas em cada país, possivelmente para atender às diferenças epidemiológicas entre eles.

Keywords : tuberculose-diagnóstico; tuberculose-tratamento; criança.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese