SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.78 suppl.2Diagnosis and treatment of tuberculosis in children: an updated review of an old problem author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

REBELLO, Celso M.; PROENCA, Renata S. M.; TROSTER, Eduardo J.  and  JOBE, Alan H.. Terapia com surfactante pulmonar exógeno : o que é estabelecido e o que necessitamos determinar . J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2002, vol.78, suppl.2, pp. 215-226. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572002000800012.

Objetivos: revisar os aspectos já consagrados da terapêutica com surfactante exógeno, e discutir o estágio atual da pesquisa onde ainda não existe consenso. Fonte dos dados: revisão bibliográfica, utilizando o banco de dados Medline e Cochrane Database Library, associada à experiência dos autores em relação à terapêutica de reposição do surfactante exógeno. Síntese dos dados: os aspectos principais em relação às características do surfactante: composição, pool, metabolismo, inativação e efeitos imediatos após sua administração já estão bem estabelecidos. Mas ainda permanecem diversas dúvidas em relação ao uso do surfactante exógeno, que ainda é preciso determinar, como a escolha do tipo de surfactante, o momento mais apropriado para o tratamento, a dose e o número de doses, a melhor técnica de administração e as complicações associadas ao seu uso. Atualmente, a pesquisa no campo da terapêutica com surfactante exógeno concentra-se em duas linhas principais: o uso do surfactante em outras patologias que não a síndrome de desconforto respiratório do recém-nascido, e o desenvolvimento de novos surfactantes através da adição de proteínas, ou análogos de proteínas, com o objetivo de melhorar sua ação e de reduzir sua inativação por proteínas plasmáticas. Conclusões: hoje, a utilização do surfactante exógeno tornou-se rotina dentro das unidades de terapia intensiva neonatais, mas permanece aberto um campo de pesquisa tanto em nível experimental como clínico.

Keywords : surfactante; recém-nascido; síndrome do desconforto respiratório.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese