SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 issue2Ureteral duplications and ureteroceles: surgical treatmentRhizomelic chondrodysplasia punctata: case report author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

NAKAMURA, Soraia S.; VEIGA, Kledione F.; FERRARESE, Sany R. B.  and  MARTINEZ, Francisco E.. Percepção e conhecimento de meninas escolares sobre o aleitamento materno. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2003, vol.79, n.2, pp. 181-188. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572003000200014.

OBJETIVO: comparar dois grupos de meninas em idade escolar, de diferentes extratos sociais, quanto à percepção e conhecimento sobre aleitamento materno. MÉTODOS: aplicou-se um questionário estruturado a todas as 346 meninas da 4ª à 8ª séries de duas escolas, uma particular, com alunos de alto poder aquisitivo (Escola A), e outra pública, com alunos de nível econômico-social baixo (Escola B). RESULTADOS: cerca de 90% das meninas relataram ter sido amamentadas, e mais de 98% já viram alguma mãe amamentando. Somente 14% das da Escola A e 26% da Escola B (p=0,01) ofereciam exclusivamente o seio ou o seio e mamadeira em suas brincadeiras com bonecas. Mais de 80% das meninas gostariam que seu parto fosse normal e de amamentar seu filho por mais de 6 meses, mas 46% das da Escola A e 32% da B teriam vergonha de amamentar em público. Cerca de 90% das meninas consideram o leite humano o melhor alimento para o bebê, porém apenas pequena parcela delas reconhece outras vantagens mais específicas. Menos de 1/3 delas optaria pelo aleitamento exclusivo e perto de 60% delas ofereceria chupeta para o nenê. CONCLUSÕES: as meninas de ambos extratos sociais sabem que o aleitamento materno é a melhor dieta de um recém-nascido, porém desconhecem vantagens específicas. O aleitamento materno exclusivo não está incorporado no conhecimento da maioria dessas meninas, já que foram consideradas como práticas adequadas o oferecimento de água, chá, sucos e chupeta. O ensino do aleitamento nas escolas deve enfatizar esses conceitos.

Keywords : aleitamento materno; escolares; aleitamento exclusivo; chupeta.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese