SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 issue3Invasive pneumococcal strains isolated from children and adolescents in Salvador author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

GABBAY, Monica; CESARINI, Paulo R.  and  DIB, Sergio A.. Diabetes melito do tipo 2 na infância e adolescência: revisão da literatura. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2003, vol.79, n.3, pp. 201-208. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.1020.

OBJETIVO: análise crítica dos estudos sobre a epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico e tratamento do DM2 no jovem. MÉTODOS: revisão da literatura nos últimos 10 anos, através de pesquisa no banco de dados Medline, utilizando os termos "diabetes do tipo 2 no jovem". RESULTADOS: a fisiopatologia do DM2 no jovem é semelhante à do adulto, e compreende tanto a resistência à ação da insulina como uma alteração na função da célula beta-pancreática. O antecedente familiar para DM2, a presença de obesidade, a acanthosis nigricans, o peptídeo C de jejum superior a 0,6 ng/ml, a ausência de auto-anticorpos antiilhotas pancreáticas, em combinações variáveis, são pontos importantes para o diagnóstico desse tipo de DM. Cinco a 25% dos jovens com esse tipo de DM podem apresentar cetoacidose no diagnóstico. Nesses pacientes, o tratamento inicial com insulina é possível de ser descontinuado durante a evolução. A aderência à dieta e ao exercício físico são os elementos mais importantes do tratamento destes adolescentes. CONCLUSÃO: como a obesidade nos jovens tem aumentado, tanto em países industrializados como nos países em industrialização, o DM2 no jovem pode ser considerado um problema emergente também na nossa população.

Keywords : diabetes melito tipo 2; adolescente; epidemiologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese