SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 issue3Oropharyngeal carriage of Streptococcus pneumoniae by children attending day care centers in Taubaté, SP: correlation between serotypes and the conjugated heptavalent pneumococcal vaccineAsthma and ascariasis in children aged two to ten living in a low income suburb author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

NOVAK, Franz Reis; ALMEIDA, João Aprígio Guerra de  and  SILVA, Rosana de Souza e. Casca de banana: uma possível fonte de infecção no tratamento de fissuras mamilares. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2003, vol.79, n.3, pp. 221-226. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572003000300007.

OBJETIVO: o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de estudar a microbiota da casca de banana prata, comercializada na cidade do Rio de Janeiro, tentando correlacioná-la com a possibilidade de que seja uma fonte de infecção para a mulher que a utiliza como terapia para fissuras mamilares. MÉTODOS: foram estudados, em 20 amostras de casca de banana, os seguintes microrganismos: mesófilos, coliformes totais, coliformes fecais, Pseudomonas aeruginosa, lipolíticos, proteolíticos, bolores e leveduras, bactérias lácticas e estafilococos coagulase-positiva. RESULTADOS: as análises microbiológicas revelaram a ocorrência de diversos grupos clássicos de microrganismos. A distribuição percentual dos resultados positivos nas amostras de casca de banana, em função das contagens, foram: mesófilos, 100%; coliformes totais, 20%; estafilococos coagulase-positiva, 25%; bolores e leveduras, 30%; proteolíticos, 70%; lipolíticos, 30% e bactérias lácticas, 95%. Coliformes fecais e Pseudomonas aeruginosa não foram isolados. CONCLUSÃO: a avaliação conjunta dos resultados revela a presença de microrganismos potencialmente patogênicos em níveis capazes de comprometer a qualidade microbiológica da casca de banana. A sua aplicação sobre fissuras mamilares para o tratamento destas pode favorecer o início de um processo infeccioso.

Keywords : amamentação; leite humano; banana.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese