SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 issue3What do pediatricians know about pain assessment and treatment in newborn infants? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

CARVALHO, Beatriz Tavares Costa et al. Sepse por Salmonella associada à deficiência do receptor da Interleucina-12 (IL-12Rb1). J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2003, vol.79, n.3, pp. 273-276. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572003000300015.

OBJETIVO: descrever caso clínico de uma criança que desenvolveu septicemia por Salmonella enteritidis, sendo diagnosticada imunodeficiência primária. DESCRIÇÃO: paciente masculino, de um ano e 9 meses, com febre e lesões de pele há 50 dias, internado com lesão perilabial ulcerada com secreção purulenta, lesão ulcerada friável em língua, lesões ulcerocrostosas em membros, pneumonia bilateral com derrame pleural e choque séptico, sendo diagnosticado Salmonella enteritidis como agente etiológico. A identificação desta bactéria direcionou a investigação para a síndrome MIM. O diagnóstico de deficiência do receptor da interleucina-12 (IL-12Rb1) foi confirmado através da dosagem de IL-12 e do interferon (IFN)-g produzido pelas células do paciente em meio de cultura. O resultado demonstrou ausência de produção de IL-12 e do IFN-g mesmo após estímulo adequado. COMENTÁRIOS: a identificação da Salmonella enteritidis como agente etiológico de septicemia sugere uma disfunção do sistema imunológico. Foi realizada avaliação laboratorial das imunidades humoral, celular e inata. Após avaliação laboratorial direcionada para síndrome MIM, foi confirmada a deficiência do receptor da Interleucina-12 (IL-12Rb1). O uso do IFN-g é recomendado nos casos graves, assim como o tratamento de suporte e o aconselhamento genético.

Keywords : Salmonella; imunodeficiência; interleucinas; micobactérias; septicemia; interferon; BCG.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese