SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 issue3What do pediatricians know about pain assessment and treatment in newborn infants? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

On-line version ISSN 1678-4782

Abstract

CARVALHO, Beatriz Tavares Costa et al. Sepse por Salmonella associada à deficiência do receptor da Interleucina-12 (IL-12Rb1). J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2003, vol.79, n.3, pp. 273-276. ISSN 1678-4782.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572003000300015.

OBJETIVO: descrever caso clínico de uma criança que desenvolveu septicemia por Salmonella enteritidis, sendo diagnosticada imunodeficiência primária. DESCRIÇÃO: paciente masculino, de um ano e 9 meses, com febre e lesões de pele há 50 dias, internado com lesão perilabial ulcerada com secreção purulenta, lesão ulcerada friável em língua, lesões ulcerocrostosas em membros, pneumonia bilateral com derrame pleural e choque séptico, sendo diagnosticado Salmonella enteritidis como agente etiológico. A identificação desta bactéria direcionou a investigação para a síndrome MIM. O diagnóstico de deficiência do receptor da interleucina-12 (IL-12Rb1) foi confirmado através da dosagem de IL-12 e do interferon (IFN)-g produzido pelas células do paciente em meio de cultura. O resultado demonstrou ausência de produção de IL-12 e do IFN-g mesmo após estímulo adequado. COMENTÁRIOS: a identificação da Salmonella enteritidis como agente etiológico de septicemia sugere uma disfunção do sistema imunológico. Foi realizada avaliação laboratorial das imunidades humoral, celular e inata. Após avaliação laboratorial direcionada para síndrome MIM, foi confirmada a deficiência do receptor da Interleucina-12 (IL-12Rb1). O uso do IFN-g é recomendado nos casos graves, assim como o tratamento de suporte e o aconselhamento genético.

Keywords : Salmonella; imunodeficiência; interleucinas; micobactérias; septicemia; interferon; BCG.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese (pdf) Portuguese (epdf)