SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 issue4Levels of interleukin-6 and tumor necrosis factor-alpha in the cerebrospinal fluid of full-term newborns with hypoxic-ischemic encephalopathyPacifier use and its relationship with early weaning in infants born at a Child-Friendly Hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

CARVALHO, Cecília Noronha de Miranda; SDEPANIAN, Vera Lucia; MORAIS, Mauro Batista de  and  FAGUNDES NETO, Ulysses. Doença celíaca em tratamento: avaliação da densidade mineral óssea. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2003, vol.79, n.4, pp. 303-308. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572003000400007.

OBJETIVO: comparar a densidade mineral óssea de crianças e adolescentes com doença celíaca em tratamento com controles sadios, e avaliar exames laboratoriais relacionados com o metabolismo do cálcio. MÉTODOS: foram estudados 30 pacientes com doença celíaca em dieta isenta de glúten, 17 crianças e 13 adolescentes, e 23 indivíduos saudáveis. Todos os pacientes e controles realizaram a densidade mineral óssea (DEXA, Lunar). Os pacientes realizaram dosagem sérica de cálcio total, cálcio ionizado, fósforo, magnésio, fosfatase alcalina e paratormônio. RESULTADOS: a média de peso, estatura e densidade mineral óssea dos adolescentes com doença celíaca foi menor do que dos controles (p<0,05), enquanto que não se observaram diferenças estatisticamente significantes destes parâmetros, comparando as crianças com doença celíaca com os controles. A proporção de adolescentes que iniciou dieta isenta de glúten após os dois anos de idade foi maior do que a de crianças (p<0,05). Os pacientes apresentaram níveis séricos normais de cálcio ionizado, cálcio total e paratormônio. CONCLUSÕES: a densidade mineral óssea dos adolescentes com doença celíaca em dieta isenta de glúten foi menor do que dos controles. Por outro lado, não houve diferença entre a densidade mineral óssea de crianças com doença celíaca e controles.

Keywords : doença celíaca; dietoterapia; densidade óssea; criança; adolescente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese