SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 suppl.1Well-child care today: an evidence-based viewChildren and adolescents with developmental disabilities in the pediatric outpatient clinic author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

ZEFERINO, Angélica M.B.; BARROS FILHO, Antonio A.; BETTIOL, Heloisa  and  BARBIERI, Marco A.. Acompanhamento do crescimento. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2003, vol.79, suppl.1, pp. S23-S32. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572003000700004.

OBJETIVO: apresentar conceitos relacionados à avaliação do crescimento, ressaltando os aspectos da avaliação do indivíduo. FONTES DOS DADOS: o artigo foi desenvolvido tomando como base as publicações que discutem a aplicação da antropometria na avaliação do estado nutricional, publicadas pela OMS, artigos originais e capítulos de livros com esse mesmo conteúdo, e as críticas que os auxologistas fazem a esse tipo de avaliação, quando aplicadas individualmente. SÍNTESE DOS DADOS: são apresentados conceitos de referência, maturidade esquelética, alvo parental, escore z, baixa estatura, velocidade de crescimento, índice de massa corporal e seus pressupostos e limitações. CONCLUSÕES: a avaliação do estado nutricional de populações baseia-se em pontos de corte, partindo do pressuposto de que quem está abaixo ou acima daquele ponto apresenta um problema nutricional. A avaliação clínica baseia-se na idéia de variabilidade, e que esta pode ser tanto biológica quanto social, e cabe ao clínico estabelecer se a criança está dentro ou fora de determinados parâmetros e se tem um crescimento, ou um diagnóstico nutricional, normais. Ao acompanhar o crescimento de uma criança ou adolescente, o parâmetro mais importante a ser considerado é a velocidade de crescimento.

Keywords : crescimento; antropometria; curva de crescimento; maturação; estado nutricional; baixa estatura; obesidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese