SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 suppl.1Children and adolescents with developmental disabilities in the pediatric outpatient clinicFever in pediatric office practice author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

MADEIRA, Isabel R.  and  AQUINO, Leda A.. Problemas de abordagem difícil: "não come" e "não dorme". J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2003, vol.79, suppl.1, pp. S43-S54. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572003000700006.

OBJETIVO: o objetivo deste artigo é realizar uma atualização em anorexia e insônia na infância. FONTES DE DADOS: foram revisados os principais tipos e causas de anorexia e de insônia na infância, bem como seus diagnósticos e tratamentos. A revisão foi baseada em artigos pesquisados na base de dados Medline, nos últimos cinco anos, utilizando os termos anorexia, distúrbios da alimentação, insônia, distúrbios do sono e infância. Alguns livros-texto também foram incluídos. SÍNTESE DOS DADOS: o texto que aborda anorexia e insônia na infância apresenta definição, principais tipos e causas, diagnóstico e tratamento para cada um dos assuntos. CONCLUSÕES: anorexia e insônia são problemas prevalentes na infância, sendo a primeira muito mais abordada nas consultas pediátricas. O diagnóstico, na maioria das vezes, é através de uma anamnese bem feita. Ambas são geralmente de origem comportamental e refletem a dinâmica familiar. São passíveis de prevenção e de tratamento em nível de atenção primária, a partir de medidas que são simples, mas muitas vezes de difícil aceitação.

Keywords : infância; anorexia; distúrbios da alimentação; insônia; distúrbios do sono.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese