SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 suppl.1Fever in pediatric office practiceAcute upper respiratory tract infections: outpatient diagnosis and treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

PUCCINI, Rosana F.  and  BRESOLIN, Ana Maria B.. Dores recorrentes na infância e adolescência. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2003, vol.79, suppl.1, pp. S65-S76. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572003000700008.

OBJETIVO: realizar revisão bibliográfica sobre dores recorrentes na infância e na adolescência, com enfoque no diagnóstico diferencial e manejo desses pacientes. FONTES DE DADOS: levantamento bibliográfico no Medline e Lilacs, abrangendo os últimos quatro e dez anos, respectivamente, além de estudos e textos clássicos que tratam sobre o tema. SÍNTESE DOS DADOS: estudos realizados em diferentes partes do mundo demonstram que as dores recorrentes mais freqüentes na infância e adolescência são dor abdominal, cefaléia e dor em membros. A ocorrência de causa orgânica é baixa, observada em 5% a 10% dos casos. Dentre as causas orgânicas bem definidas de dor abdominal recorrente, cefaléia e dor em membros, não se observa nenhuma etiologia predominante. Foram analisados os principais avanços quanto à fisiopatologia das dores recorrentes, nas suas diferentes localizações, apresentando-se uma orientação para abordagem diagnóstica e terapêutica das afecções mais freqüentes em pediatria. CONCLUSÕES: as dores recorrentes na infância e adolescência são muito freqüentes e determinam significativa demanda aos serviços de saúde. A anamnese, o exame físico e o seguimento do paciente constituem a base para abordagem dessas crianças e adolescentes.

Keywords : dor; dor abdominal; cefaléia; dor em membros.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese