SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 suppl.1Recurrent pain in children and adolescentsAssessment of heart murmurs in childhood author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

PITREZ, Paulo M.C.  and  PITREZ, José L.B.. Infecções agudas das vias aéreas superiores: diagnóstico e tratamento ambulatorial. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2003, vol.79, suppl.1, pp. S77-S86. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572003000700009.

OBJETIVO: apresentar uma revisão atualizada sobre as infecções das vias aéreas superiores (IVAS) mais comuns na prática diária de consultório do pediatra, visando a uma adequada orientação de condutas diagnósticas e terapêuticas. FONTES DOS DADOS: foram revisadas referências obtidas na base de dados Medline. Foram selecionados os artigos mais relevantes sobre o tema. SÍNTESE DOS DADOS: rinofaringite aguda, sinusite aguda, faringoamigdalite aguda estreptocócica e laringite viral aguda são apresentadas de forma crítica e sucinta. As dificuldades observadas na prática clínica, em relação ao diagnóstico diferencial de determinadas IVAS, limitações na busca do agente etiológico e o uso, muitas vezes abusivo, de antimicrobianos são analisados e discutidos. CONCLUSÕES: as IVAS são um dos motivos mais comuns de visita ao consultório do pediatra. Por isso, conceitos e informações atualizados são essenciais para que o manejo dessa doença seja otimizado, reduzindo a indicação de exames diagnósticos dispensáveis, ou a implementação de tratamentos desnecessários ou prejudiciais ao paciente.

Keywords : infecções de vias aéreas superiores; vírus respiratórios.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese