SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 suppl.1Acute upper respiratory tract infections: outpatient diagnosis and treatmentUrinary tract infection: a search of evidence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

KOBINGER, Maria Elisabeth B.A.. Avaliação do sopro cardíaco na infância. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2003, vol.79, suppl.1, pp. S87-S96. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572003000700010.

OBJETIVO: discutir a avaliação clínica e laboratorial do sopro cardíaco, considerando sua alta freqüência no atendimento ambulatorial do pediatra geral. FONTE DE DADOS: revisão baseada na análise crítica da literatura atual e consulta a compêndios de cardiologia pediátrica e pediatria contendo informações básicas sobre o tema. SÍNTESE DOS DADOS: os principais destaques do artigo referem-se à importância da anamnese e exame físico do sistema cardiovascular, essenciais para o pediatra geral diagnosticar o sopro cardíaco inocente, e identificar situações que indiquem a ocorrência de cardiopatias congênitas, ou adquiridas, e a necessidade de encaminhamento ao especialista. CONCLUSÕES: o pediatra geral é geralmente o primeiro médico a detectar um sopro cardíaco e deve estar apto a reconhecer o sopro inocente, assim como a suspeitar precocemente de doenças cardiovasculares.

Keywords : cardiopatias congênitas; auscultação cardíaca; sopros cardíacos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese