SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 suppl.1Judicious use of medication in children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

SALGADO, Cláudia Maria  and  CARVALHAES, João Thomaz de Abreu. Hipertensão arterial na infância. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2003, vol.79, suppl.1, pp. S115-S124. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572003000700013.

OBJETIVOS: realizar uma revisão crítica da literatura atual, enfocando aspectos práticos e relevantes para o diagnóstico e tratamento ambulatorial da criança com hipertensão arterial. FONTE DE DADOS: artigos clássicos e revisão sistemática da literatura atual através de busca eletrônica nos bancos de dados Medline e Lilacs, nos últimos 10 anos, utilizando-se as palavras-chave hipertensão arterial, recém-nascido, lactente, pré-escolar, criança e adolescente, selecionando-se aqueles que trouxeram informações relevantes. SÍNTESE DOS DADOS: a hipertensão arterial e a obesidade são um problema de saúde pública em todo o mundo. A hipertensão arterial essencial do adulto inicia-se na infância, e, além disso, pode ser secundária a várias doenças. O pediatra tem por obrigação medir adequadamente a pressão arterial de seus pacientes. Quando descoberta, a hipertensão arterial deve ser investigada para ser adequadamente tratada. A investigação depende da idade e do grau de elevação da pressão arterial, devendo preocupar-se não somente com a causa da hipertensão, mas também com os seus efeitos em órgãos alvo. CONCLUSÕES: o reconhecimento precoce da pressão arterial anormal e a intervenção (investigação e tratamento) adequada são necessários para diminuir a morbidade/mortalidade cardiovascular e renal futura.

Keywords : hipertensão arterial; diagnóstico; etiologia; tratamento; recém-nascido; lactente; pré-escolar; criança; adolescente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese