SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 suppl.2New therapies for intracranial hypertensionNoninvasive ventilation in pediatrics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557On-line version ISSN 1678-4782

Abstract

ROTTA, Alexandre Tellechea; KUNRATH, Cláudia Laura Barberio  and  WIRYAWAN, Budi. O manejo da síndrome do desconforto respiratório agudo. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2003, vol.79, suppl.2, pp.S149-S160. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572003000800004.

OBJETIVO: Revisar as atuais estratégias de suporte e de tratamento da síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA). FONTE DOS DADOS: Dados próprios de nosso laboratório de pesquisa e bibliografia relacionada às áreas de SDRA e lesão pulmonar aguda, pesquisados através do Medline. SÍNTESE DOS DADOS: Apesar de avanços no entendimento da sua patogênese, a SDRA ainda resulta em significativa morbidade e mortalidade. A ventilação mecânica é a principal modalidade terapêutica na SDRA, sendo atualmente considerada não mais apenas uma medida de suporte, mas sim uma terapia capaz de alterar o curso da patologia. Novas estratégias ventilatórias, como a ventilação oscilatória de alta freqüência (VOAF), têm-se mostrado promissoras. Neste texto, revisamos o conhecimento atual no manejo da SDRA, incluindo ventilação mecânica convencional e não convencional, uso de surfactante, óxido nítrico, moduladores do processo inflamatório, oxigenação extracorpórea e posição prona. CONCLUSÕES: A última década foi marcada por avanços significativos, como o conceito de ventilação mecânica protetora na SDRA. O benefício da aplicação de estratégias alternativas, como a VOAF, assim como do uso do surfactante exógeno e moduladores de inflamação continuam sendo alvo de estudo.

Keywords : Síndrome do desconforto respiratório agudo; ventilação mecânica; ventilação de alta freqüência; surfactante; óxido nítrico.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf epdf ) | Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License