SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 suppl.2New therapies for intracranial hypertensionNoninvasive ventilation in pediatrics author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

ROTTA, Alexandre Tellechea; KUNRATH, Cláudia Laura Barberio  and  WIRYAWAN, Budi. O manejo da síndrome do desconforto respiratório agudo. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2003, vol.79, suppl.2, pp. S149-S160. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572003000800004.

OBJETIVO: Revisar as atuais estratégias de suporte e de tratamento da síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA). FONTE DOS DADOS: Dados próprios de nosso laboratório de pesquisa e bibliografia relacionada às áreas de SDRA e lesão pulmonar aguda, pesquisados através do Medline. SÍNTESE DOS DADOS: Apesar de avanços no entendimento da sua patogênese, a SDRA ainda resulta em significativa morbidade e mortalidade. A ventilação mecânica é a principal modalidade terapêutica na SDRA, sendo atualmente considerada não mais apenas uma medida de suporte, mas sim uma terapia capaz de alterar o curso da patologia. Novas estratégias ventilatórias, como a ventilação oscilatória de alta freqüência (VOAF), têm-se mostrado promissoras. Neste texto, revisamos o conhecimento atual no manejo da SDRA, incluindo ventilação mecânica convencional e não convencional, uso de surfactante, óxido nítrico, moduladores do processo inflamatório, oxigenação extracorpórea e posição prona. CONCLUSÕES: A última década foi marcada por avanços significativos, como o conceito de ventilação mecânica protetora na SDRA. O benefício da aplicação de estratégias alternativas, como a VOAF, assim como do uso do surfactante exógeno e moduladores de inflamação continuam sendo alvo de estudo.

Keywords : Síndrome do desconforto respiratório agudo; ventilação mecânica; ventilação de alta freqüência; surfactante; óxido nítrico.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese