SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 suppl.2Management of the acute respiratory distress syndromeAdrenal insufficiency in children with septic shock author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

SILVA, Dafne Cardoso Bourguignon da; FORONDA, Flavia Andrea Krepel  and  TROSTER, Eduardo Juan. Ventilação não invasiva em pediatria. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2003, vol.79, suppl.2, pp. S161-S168. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572003000800005.

OBJETIVO: Apresentar a ventilação mecânica não invasiva em pediatria como uma alternativa à ventilação invasiva, mostrar suas vantagens e desvantagens, quando se encontra indicada e como instalá-la. FONTES DOS DADOS: Revisão bibliográfica através do PubMed/Medline, utilizando como fontes de pesquisa aqueles artigos de ventilação não invasiva na população pediátrica, além de artigos de consenso e meta-análise de ventilação não invasiva em adultos (por sua falta na população pediátrica). SÍNTESE DOS DADOS: A maior indicação da ventilação mecânica não invasiva é na insuficiência respiratória hipercápnica, estando contra-indicada na instabilidade hemodinâmica. Tem como vantagens: facilidade de instalação, não invasividade, diminuição do desconforto, redução da incidência das complicações associadas ao uso do tubo endotraqueal e menor custo. Desvantagens: distensão gástrica, hipoxemia transitória, necrose de pele facial. Sua instalação requer uma interface (máscara) e um respirador. São revistos os tipos de ventiladores e modos ventilatórios, e orienta-se sua instalação, monitorização e parâmetros iniciais. A retirada da ventilação mecânica não invasiva é mais simples, mas pacientes crônicos podem necessitar assistência domiciliar. CONCLUSÕES: A ventilação mecânica não invasiva pode ser uma alternativa mais barata, eficaz e de simples execução nos casos de insuficiência respiratória sem descompensação hemodinâmica.

Keywords : Ventilação mecânica; ventilação não invasiva; pediatria; insuficiência respiratória.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese