SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 suppl.2Inhaled nitric oxide in pediatricsAdvances in sepsis diagnosis and treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

CARVALHO, Werther Brunow de. Soluções hipertônicas em pediatria. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2003, vol.79, suppl.2, pp. S187-S194. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572003000800008.

OBJETIVO: Descrever o conhecimento atual e as possíveis aplicações de solução hipertônica em pediatria. FONTES DOS DADOS: As referências foram obtidas através do banco de dados Medline, artigos de revisão recentes e através do arquivo pessoal. SÍNTESE DOS DADOS: Inicialmente, fizemos uma revisão dos princípios fisiológicos básicos dos fluidos com a distribuição destes nos três compartimentos: intravascular, intersticial e intracelular. Revisamos os achados a respeito dos mecanismos responsáveis pela ação rápida cardiocirculatória, o efeito adicional do componente colóide, descrevemos os termos médicos em relação à ressuscitação de pequenos volumes, as indicações para a sua aplicação, as evidências das pesquisas clínicas (choque hemorrágico, etapa pré-hospitalar do trauma, choque séptico, trauma de crânio), as desvantagens e os efeitos potenciais adversos da ressuscitação com pequenos volumes. CONCLUSÕES: A ressuscitação através de solução salina hipertônica, associada ou não a soluções colóides, envolve um dos conceitos mais inovadores da última década para a ressuscitação primária no paciente com trauma e choque. Atualmente, o espectro de indicações potenciais envolve não apenas a etapa pré-hospitalar no trauma, mas também o período perioperatório e a terapêutica na unidade de cuidados intensivos. Entretanto, tanto para o paciente pediátrico quanto para o paciente adulto, existe a necessidade de pesquisas clínicas randomizadas duplo-cegas adicionais para confirmar as vantagens promissoras em termos de sobrevida.

Keywords : Solução hipertônica; pediatria; ressuscitação volumétrica; cuidados intensivos.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese