SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.79 suppl.2Analgesia and sedation in emergency situations and in the pediatric intensive care unitA "good" death in a pediatric ICU: is it possible? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

SAPOLNIK, Roberto. Suporte de terapia intensiva no paciente oncológico. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2003, vol.79, suppl.2, pp. S231-S242. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572003000800013.

OBJETIVO: O artigo faz uma revisão dos principais aspectos da apresentação clínica e do tratamento da criança com câncer internada em unidade de terapia intensiva. FONTES DOS DADOS: Foi realizada revisão da literatura, utilizando banco de dados do Medline com os seguintes termos: criança, câncer, oncológico, terapia intensiva, complicações. Foram selecionados artigos de 1970 a 2003. Também foram utilizadas informações dos livros textos de referência em oncologia geral e pediátrica. SÍNTESE DOS DADOS: Quase todos os sistemas orgânicos podem ser afetados pela doença oncológica ou pelo tratamento utilizado. As principais complicações são infecciosas, hematológicas e distúrbios eletrolíticos/metabólicos. Os recursos da terapia intensiva podem ser necessários para correção das diversas funções orgânicas (cardiovascular, respiratório, renal, gastrintestinal e neurológico). O suporte nutricional, assim como o apoio emocional e o controle da dor são também fundamentais para a recuperação da criança. Os profissionais devem estar atentos para a possibilidade de interrupção da terapêutica empregada, quando o prognóstico estiver definido. CONCLUSÃO: Diversos estudos têm demonstrado que a utilização dos recursos da terapia intensiva na criança com câncer não são em vão, com diminuição da mortalidade e aumento da qualidade de vida a médio e longo prazo destes pacientes.

Keywords : Câncer; crianças; terapia intensiva; complicações; infecção; disfunção orgânica.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese