SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue1Factors associated with obesity in school childrenEvaluation of risk factors associated with increased blood pressure in children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

LIMA, Severina C. V. C et al. Perfil lipídico e peroxidação de lipídeos no plasma em crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2004, vol.80, n.1, pp. 23-28. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.1129.

OBJETIVO: Identificar o perfil lipídico e a peroxidação de lipídeos no plasma de crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade atendidos no Ambulatório de Endocrinologia Pediátrica do HOSPED/UFRN. MÉTODOS: Foram constituídos grupos com crianças e adolescentes com sobrepeso (n = 15), obesidade (n = 30) e controle (n = 21). O perfil lipídico foi avaliado por meio do colesterol total, LDL-colesterol, HDL-colesterol e triglicerídeos. A peroxidação de lipídeos no plasma foi medida pelo marcador malonildialdeído (MDA). A análise estatística foi realizada através do teste t de Student, teste de Tukey, ANOVA e correlação de Pearson. RESULTADOS: As alterações de colesterol total e LDL-colesterol estavam mais presentes nos grupos sobrepeso e obesidade masculinos. O HDL-colesterol mostrou-se em condições limítrofes nos grupos sobrepeso e obesidade em ambos sexos. As maiores concentrações de triglicerídeos foram registradas no grupo obesidade feminino. Identificou-se elevada peroxidação de lipídeos no plasma no grupo obesidade, principalmente no sexo masculino. CONCLUSÕES: Na amostra estudada, maiores alterações do perfil lipídico foram observadas no sexo masculino nos grupos sobrepeso e obesidade, e a peroxidação de lipídeos estava mais evidente no grupo obesidade em ambos sexos.

Keywords : Análise de lipídeos; peroxidação de lipídeos; obesidade.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese