SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue1Plasma lipid profile and lipid peroxidation in overweight or obese children and adolescentsPrevalence of high blood pressure in children and adolescents from the city of Maceió, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

GARCIA, Frederico D et al. Avaliação de fatores de risco associados com elevação da pressão arterial em crianças. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2004, vol.80, n.1, pp. 29-34. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.2223/JPED.1130.

OBJETIVOS: Identificar fatores associados a níveis elevados de pressão arterial em crianças. MÉTODOS: Estudo transversal da pressão arterial de 672 crianças entre 2 e 11 anos de idade em duas instituições de ensino de Belo Horizonte, entre setembro e dezembro de 2001. A pressão arterial foi mensurada seguindo os parâmetros estabelecidos pelo relatório do Update on the 1987 Task Force Report on High Blood Pressure in Children and Adolescents. As seguintes variáveis foram estudadas: idade, sexo, cor da pele, índice de qualidade de vida urbana, estatura e índice de massa corporal. Para a comparação das médias, foi utilizada a análise de variância, e para a comparação de proporções, o teste qui-quadrado. As variáveis associadas a níveis mais elevados de pressão arterial foram incluídas em análise de regressão linear múltipla. RESULTADOS: Na análise univariada, níveis mais elevados de pressão arterial sistólica e diastólica estiveram associados com crianças de cor branca, crianças da região com alto índice de qualidade de vida urbana e com elevado índice de massa corporal. Na análise multivariada, apenas o índice de massa corporal, o índice de qualidade de vida urbana e a estatura mantiveram-se associados com níveis elevados de pressão sistólica. Em relação aos níveis mais elevados de pressão arterial diastólica, apenas as variáveis índice de qualidade de vida urbana e idade foram mantidas no modelo após o ajustamento. CONCLUSÃO: O sobrepeso e a obesidade estiveram associados com níveis mais elevados de pressão arterial sistólica. Outros fatores, não identificados, foram parcialmente associados a níveis mais elevados de pressão arterial de crianças do estabelecimento privado do ensino.

Keywords : Fatores de risco; obesidade; sobrepeso; etnia; estudo transversal.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese