SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue1Prognostic value of chest roentgenograms in children with idiopathic dilated cardiomyopathy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

JESUS, Lisieux E  and  FRANCA, Cristiano G. Síndrome do notocórdio fendido, variante rara do cisto neuroentérico. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2004, vol.80, n.1, pp. 77-80. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572004000100015.

OBJETIVO: Estudo de um caso de síndrome do notocórdio fendido, forma extremamente rara de disrafismo medular. A literatura pertinente, pesquisada através das bases de dados MEDLINE e LILACS, é analisada e sumarizada. DESCRIÇÃO: Foi atendido lactente masculino de 2 meses de idade apresentando extensa deformidade de coluna lombo-sacra, hidrocefalia e exteriorização de alças intestinais pela linha média dorsal, acompanhada de fístula entérica e imperfuração anal. A malformação foi diagnosticada como síndrome do notocórdio fendido. A criança evoluiu para óbito secundário a sepse antes de ser feito qualquer tratamento cirúrgico. COMENTÁRIOS: A síndrome do notocórdio fendido é a forma mais rara de cisto neuroentérico já descrita (< 25 casos descritos em literatura) e está associada freqüentemente a fístulas digestivas, malformação ano-retal e hidrocefalia. O prognóstico, embora reservado, não é necessariamente sombrio, envolvendo simultaneamente o tratamento das malformações do trato digestivo, da hidrocefalia associada e do disrafismo em si.

Keywords : Síndrome do notocórdio fendido; disrafismo medular; mielodisplasia; cisto neuroentérico.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese