SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue2Visceral leishmaniasis: clinical and epidemiological features of children in an endemic areaOK-432 therapy for lymphangioma in children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

FONSECA, Eliane M. G. O.  and  MONTEIRO, Lucia M. Costa. Diagnóstico clínico de disfunção miccional em crianças e adolescentes enuréticos. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2004, vol.80, n.2, pp. 147-153. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572004000200013.

OBJETIVO: Estimar o valor preditivo da presença de sintomas urinários diurnos para o diagnóstico de disfunção miccional em crianças e adolescentes enuréticos atendidos no Ambulatório de Urodinâmica do Instituto Fernandes Figueira. MÉTODOS: De junho de 1999 a maio de 2002, foram avaliados 91 pacientes, entre 5 e 17 anos de idade, portadores de enurese, mono ou polissintomática, através de anamnese, mapa da micção, exame físico e estudo urodinâmico. A anamnese baseou-se em um modelo desenvolvido para detecção de sintomas urinários diurnos. O valor preditivo da presença destes sintomas para o diagnóstico de disfunção miccional foi estimado neste grupo. RESULTADOS: O percentual de disfunção miccional entre as crianças e adolescentes atendidos por enurese no Ambulatório de Urodinâmica do Instituto Fernandes Figueira foi de 94,5%. A anamnese identificou 97,3% dos pacientes com sintomas urinários diurnos. Apenas 2,7% dos pacientes apresentaram aumento da freqüência urinária detectado apenas pelo mapa da micção. O valor preditivo positivo da presença de sintomas urinários diurnos para o diagnóstico de disfunção miccional foi de 98,6%. Houve associação, estatisticamente significante, entre sintomas urinários diurnos e disfunção miccional (p < 0,005), e o risco de a urodinâmica estar alterada foi de cerca de 20 vezes maior na presença destes. CONCLUSÕES: A presença de sintomas urinários diurnos apresentou um elevado valor preditivo positivo para disfunção miccional. A anamnese foi um instrumento útil para a detecção dos sintomas urinários diurnos, contribuindo para o diagnóstico de disfunção miccional.

Keywords : Enurese; incontinência urinária; disfunção miccional.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese