SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue2  suppl.The neurobiological bases of obsessive-compulsive disorder and Tourette syndrome author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

ROCHA, Gibsi P.; BATISTA, Bianca H.  and  NUNES, Magda L.. Orientações ao pediatra sobre o manejo das drogas psicoativas e antiepilépticas. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2004, vol.80, n.2, suppl., pp. 45-55. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572004000300007.

OBJETIVO: Revisar as indicações e o manejo clínico das drogas psicoativas e antiepilépticas na infância e adolescência. FONTES DE DADOS: Estudo baseado em revisão de literatura. Os autores organizam, de acordo com os quadros patológicos, uma rotina para o manejo dos psicofármacos e das drogas antiepilépticas na infância e na adolescência. SÍNTESE DOS DADOS: Indicação clínica, dosagem terapêutica e efeitos colaterais dos psicofármacos e drogas antiepilépticas são descritos. O uso de psicofármacos na infância e adolescência está se tornando mais freqüente, com a disponibilidade de novos medicamentos e com o crescimento do conhecimento sobre diagnóstico de transtornos emocionais nessa faixa etária. CONCLUSÕES: O manejo dos psicofármacos e drogas antiepilépticas na faixa etária pediátrica requer amplo conhecimento da farmacocinética dos mesmos, assim como de seus efeitos colaterais deletérios. A escolha do fármaco adequado é determinante no sucesso terapêutico.

Keywords : Psicofármacos; drogas antiepilépticas; epilepsia; doenças psiquiátricas; infância; adolescência.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese