SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue2  suppl.Language and learning disordersNeuropsychological assessment in children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Pediatria

Print version ISSN 0021-7557

Abstract

HALPERN, Ricardo  and  FIGUEIRAS, Amira C. M.. Influências ambientais na saúde mental da criança. J. Pediatr. (Rio J.) [online]. 2004, vol.80, n.2, suppl., pp. 104-110. ISSN 0021-7557.  http://dx.doi.org/10.1590/S0021-75572004000300013.

OBJETIVO: Apresentar uma revisão atualizada sobre a influência ambiental na saúde mental da criança, os principais fatores de risco e medidas práticas para intervenção pelo pediatra. FONTES DOS DADOS: Foram utilizadas para a revisão as principais bases de dados, MEDLINE, Psyclit e Lilacs, livros técnicos e publicações relevantes na área de desenvolvimento e promoção da saúde mental da criança e adolescente. SÍNTESE DOS DADOS: As crianças estão expostas a múltiplos riscos, entre os quais o de apresentarem uma alta prevalência de doenças, o de nascerem de gestações desfavoráveis e/ou incompletas e o de viverem em condições socioeconômicas adversas. Tal cadeia de eventos negativos faz com que essas crianças tenham maior chance de apresentar problemas emocionais. Os resultados negativos no desenvolvimento e comportamento são produzidos pela combinação de fatores de risco genéticos, biológicos, psicológicos, e ambientais, envolvendo interações complexas entre eles. Os fatores mais fortemente associados com a saúde mental da criança são o ambiente social e psicológico, influenciando mais do que as características intrínsecas do indivíduo. O efeito cumulativo de risco é mais importante na determinação de problemas emocionais da criança do que a presença de um estressor único, independente de sua magnitude. CONCLUSÃO: Os fatores ambientais tem um papel importante na gênese dos problemas emocionais da criança e é papel do pediatra através de uma prática clínica adequada a identificação e intervenção precoce nos fatores de risco para o desenvolvimento desses distúrbios.

Keywords : Saúde mental; fatores de risco; meio ambiente; desenvolvimento; intervenção precoce.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · pdf in English | Portuguese